Dentro de segmentos diferentes ou não, é inegável que a força das collabs é capaz de impulsionar, e muito, o alcance e desejo por itens dentro dos mais diversos mercados. Reunindo as forças (e os públicos) de diferentes nichos, quase sempre chegam inovando no mercado como uma edição limitada e usam o gatilho de escassez para reforçar ainda mais a ideia de exclusividade.
A Collab mais recente do mercado cosmético brasileiro foi a criação de uma linha de produtos para o catálogo B&leza, marca de personal care da C&A lançada em agosto de 2022, com a famosa marca de pirulitos ChupaChups. O lançamento realizado no último mês conta com uma linha de 4 produtos cosméticos: body splash, sabonete foam, loção hidratante e creme de mãos, todos marcantes por uma fragrância explosiva com notas gourmand inspirada no clássico do pirulito de morango. Para completar, a coleção também conta com uma t-shirt estampada com a famosa logomarca Chupa Chups.
Remetendo a um quê de infância, a identidade visual da embalagem supercolorida possui um toque divertido e remete às pin-ups dos anos 50/60, época em que a marca espanhola de pirulitos foi lançada.
Fomos até a Indústria Cosmética Yuzi, terceirista
responsável pelo desenvolvimento da linha, para conferir os produtos e os
detalhes por trás do processo de lançamento.
Confira a entrevista da Priscila Nakahara, Diretora de comercial da Yuzi Cosmetics.
Qual é a visão de vocês sobre as collabs no mercado
cosmético?
Eu sempre incentivei as collabs entre os nossos clientes. Mesmo atuando dentro do mesmo segmento, o universo cosmético possui diversos nichos diferentes que podem abrir portas para inovação, para pensar fora da caixa. Muitos clientes acabam ficando apreensivos em relação à concorrência, mas o resultando é sempre positivo. Então, quando veio essa oportunidade, ficamos bem felizes. Os consumidores sabem que a coleção é limitada e só tem aquela chance de comprar. O gatilho de escassez é poderoso.
Quais foram os maiores desafios do processo?
Desde o começo foi um projeto muito intenso. Passamos por
uma homologação que durou um ano. O processo de qualificação foi feito não
somente na nossa unidade, mas em absolutamente toda a cadeia, incluindo todos
os nossos fornecedores, sem exceção. Também passamos por uma auditoria externa
para isentar qualquer uma das partes de algum viés. Em relação ao
desenvolvimento, principalmente por se tratar de uma parceria com uma
multinacional, a ChupaChups esteve presente validando cada uma das etapas:
desenvolvimento dos protótipos, escolha da fragrância, confecção da arte, textos.
Absolutamente tudo passou pela aprovação da filial dos Estados Unidos antes do
lançamento.
Tecnicamente, qual é o maior diferencial da linha?
Desde o começo, o briefing teve como preocupação principal a
fragrância, que tinha como objetivo ser o norte de conexão com os consumidores.
É uma explosão que remete ao pirulito e o intuito é realmente fazer os
consumidores salivarem ao fazer uso dos produtos. O foco da escolha das
matérias primas e do sensorial dos produtos ficou com o nosso time de
desenvolvimento. Fizemos bases convencionais, porém com ingredientes
reconhecidos como manteiga de karite, glicerina, vitamina E.
O toque final da coleção foi o lançamento da camiseta divertida para fazer o link da linha de produtos com o nicho principal da marca, a moda.
Por fim, Patricia Monteiro, Head da unidade de negócios de Beleza da C&A Brasil, também comentou:
“Bel&za C&A nasceu para ser uma marca aliada na descoberta do nosso verdadeiro eu, de forma alegre, divertida e dentro do universo fashion. Essa collab com Chupa Chups convida as sonhadoras de todas as idades a despertarem memórias felizes por meio do cheirinho nostálgico do pirulito das nossas infâncias, com itens de moda e beleza que combinam criatividade com muita diversão”.
E você? Ficou com a
cabeça fervendo pensando quais colaborações podem trazer inovação para a sua
empresa?
Escrito por Gabriella Marian
Fontes: Fashion Network
Fornecedor: Yuzi Cosmetics
E-mail: cintia@yuzicosmetics.com