 
                    
                    
                 
                Atuando há mais de
20 anos na região amazônica, marca se aproxima do público jovem propondo
experiências sensoriais em três espaços na “Cidade do Rock” e apresenta linha
de batons cocriada com o festival de música.
E
se a gente se juntasse pelo planeta como a gente se junta pela música? Foi a
partir dessa provocação que a Natura decidiu se conectar ao Rock in Rio, para
mobilizar mais pessoas em torno de temas fundamentais para futuro do meio
ambiente. A união entre a maior multinacional brasileira do segmento de
cosméticos e o maior festival de música e entretenimento do mundo teve início
na última edição do evento no Rio de Janeiro, em 2019.
“Mais
do que uma proposta de patrocínio, o Rock in Rio se aproximou da Natura fazendo
um convite para uma parceria. A ideia era unir o propósito dessas duas marcas
que falam por um mundo melhor”, afirma Maria Paula Fonseca,
diretora global da marca Natura. Em 2019, a fabricante de cosméticos
abordou a relação entre o presente e o futuro. Em 2022, ela volta à “Cidade do
Rock” para mostrar a pluralidade da Amazônia.
“Cada
vez mais essa questão se torna urgente. O mundo todo está falando da
importância da Amazônia”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing Brasil
da Natura. A empresa atua na região amazônica há mais de 20 anos. “Desde
então, desenvolvemos um modelo de negócio que gera desenvolvimento
socioeconômico e valorização cultural do território. Nossos produtos da linha
Ekos envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a
conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta”.
Para
levar essa pauta a um festival de música, a proposta foi “transbordar a
Amazônia”, explica Coutinho. “O primeiro pensamento que vem quando falamos
em Amazônia é a floresta e as notícias de desmatamento. Mas a Amazônia tem
muitas outras camadas. É uma região muito rica, original e potente em arte,
cultura e pessoas”. Para mostrar todas essas facetas, a Natura irá propor
diferentes tipos de experiências sensoriais em três espaços dentro da “Cidade
do Rock”.
Experiência
sinestésica
A Nave é instalação
audiovisual que convida a uma imersão no universo multicultural de uma
Amazônia contemporânea, diversa, multicolorida e ainda pouco conhecida do
grande público, unindo projeções, texturas, efeitos sonoros, música e
performance. O Portal Natura é uma instalação
artística que promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em
diversas dimensões, com projeções de imagens de três metros de altura cheiros,
sons e toques. Já na loja pop up, as pessoas poderão experimentar - e comprar -
produtos da Natura e conhecer mais sobre a marca Ekos e a atuação na Amazônia.
Uma fragrância inspirada na região foi criada por
Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF,
especialmente para os três ambientes da Natura no evento. A marca também
apresenta uma coleção exclusiva de batons da linha Faces, cocriada com o Rock
in Rio. São seis novas cores cremosas, que chegam ao mercado em edição limitada.
Além
de brindes para os que participarem das experiências, durante os sete dias do
evento (02 a 04 e 08 a 11 de setembro), a Natura irá disponibilizar maquiagem e
protetor solar em todo o espaço e também coletará assinaturas para o projeto de
lei “Amazônia de Pé”, que prevê transformar 57 milhões de hectares de floresta
em unidades de conservação, para contribuir para a sobrevivência do bioma e a
segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores
extrativistas e fomentar a reforma agrária.
“Ao
participar do Rock in Rio, nós conseguimos nos aproximar de um público jovem,
uma audiência que não necessariamente está conectada com a marca no dia a dia,
e passar uma mensagem nova. Temos a oportunidade de materializar tudo o que fazemos
e acreditamos em uma experiência original e criativa que não é só cosmético”,
afirma Fonseca.
A
diretora de marketing acrescenta. “A aproximação com o público jovem é uma
estratégia da companhia. A Natura já é muito forte entre essa faixa etária, mas
esse tipo de ativação promove uma conexão emocional com a marca, gerando mais
engajamento”. Além do Rock in Rio, a Natura estará presente no Coala
Festival 2022, também em setembro, em São Paulo. Desde 2005, a empresa também
mantém a Natural Musical, uma plataforma de incentivo à música brasileira, que
patrocina projetos, apoia e abre espaço para artistas na Casa Natura Musical,
casa de shows inaugurada em 2017 em São Paulo.
Fonte: Brazilbeautynews