O envelhecimento da pele possui basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco (caracterizado pela passagem natural do tempo) e o envelhecimento extrínseco (causado por fatores ambientais que interagem com a pele, sendo o mais comum o fotoenvelhecimento).
O envelhecimento intrínseco (cronológico) acompanha o processo ocorrido também com outros órgãos diante da degeneração natural do corpo e não possui nenhuma relação com fatores ambientais. Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação e como consequência também diminui de forma drástica a produção das fibras de colágeno e elastina, onde ambas são responsáveis por conferirem firmeza e tonicidade. Assim, a pele perde sua elasticidade tornando-se fina e flácida, passando a apresentar rugas.
O Skinectura™ (INCI name: Glycerin (and) Water (and) Anigozanthos Flavidus Extract) é considerado um ingrediente ativo extraído da flor Australiana pata de Canguru, onde a mesma é conhecida por seu néctar abundante. Atua nas causas do envelhecimento da pele e auxilia na reconstrução da arquitetura da derme.
Este ativo foi testado para definir a capacidade de regeneração, expressão, organização e funcionalidade das proteínas da matriz extracelular (MEC) implicadas no envelhecimento. Foi possível obter como resultado um aumento da produção de Tenascina-X, localizada na MEC e, simultaneamente, um aumento da síntese de colágeno e elastina e as forças contráteis dos fibroblastos, in vitro, foi capaz de estimular a síntese da Tenascina-X, colágeno tipo 1 e elastina, demonstrando sua capacidade de reconstruir o suporte arquitetônico da derme.
O SkinecturaTM possui como propriedade a melhora da flacidez da pele com efeito de reconstrução com o uso contínuo, redução da aparência das rugas (áreas dos olhos e pescoço) em 1 hora e também seu néctar é responsável por restaurar a arquitetura da pele, através do estímulo da produção de Tenascina – X.